domingo, 30 de setembro de 2012

1º de outubro, dia Internacional do Idoso

Desde 1999 essa data é comemorada, são mais de 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Comemora-se esta data para que ninguém esqueça que um dia "vai chegar lá."
E você, já pensou o que vai fazer na velhice? Não esqueça que, para fazer algo no futuro, antes, é preciso treinar, portanto, não deixe para depois.

Marcha das vadias

Em Curitiba, LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais) invadiram as ruas da cidade, segundo "eles" foram mais de 50 mil pessoas na manifestação.
Chega de preconceito!







Mulheres buscam os seus direitos na "Marcha das Vadias" em Santos/SP. Chega de preconceito!

Arte no século XXI

Aproveitem!


Nesta entrevista, Georges Didi-Huberman, comissário de la exposição "ATLAS. ¿Cómo llevar el mundo a cuestas?", Atlas apresenta o modelo como um dispositivo de gerenciamento para reconfigurar o mundo sensível, e estabelecer relações na formação do conhecimento. A partir do trabalho de Aby Warburg, produção artística surge como um trabalho de montagem para reconfigurar coisas, lugares e tempo.

Veja o filme.

http://www.youtube.com/watch?v=WwVMni3b2Zo&feature=share



Poeminha de domingo

O POETA PEDE AO SEU AMOR
QUE LHE ESCREVA

Amor de minhas entranhas, morte viva,
em vão espero tua palavra escrita
e penso, com a flor que se murcha,
que se vivo sem mim quero perder-te.

O ar é imortal. A pedra inerte
nem conhece a sombra nem a evita.
Coração interior não necessita
o mel gelado que a lua verte.

Porém eu te sofri. Rasguei-me as veias,
tigre e pomba, sobre tua cintura
em duelo de kordiscos e açucenas.

Enche, pois, de palavras minha loucura
ou deixa-me viver em minha serena
noite da alma para sempre escura.

Federico Garcia Lorca

Mercúrio e a deficiência

Matéria da Folha de São Paulo de hoje

As populações ribeirinhas do rio Negro, no norte do Amazonas, estão expostas à contaminação pr mercúrio num nível superior ao tolerável à saúde humana, aponta estudo do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia. A contaminação ocorre pela ingestão prolongada de peixes piscívoros, como tucunaré e piranha. Essas espécies concentram mais mercúrio porque comem outros peixes, também intoxicados. Os sintomas incluem problemas neurológicos e perda da coordenação motora.
No cérebro o mercúrio reage com enzimas (substâncias que aceleram reações bioquímicas) que contém selênio. Essas enzimas são essenciais para a "faxina" de subprodutos tóxicos do metabolismo, os chamados radicais livres.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

28 de setembro

Nesta data:

551 a.C. nasce o filósofo chinês Confúcio (KUNG-FU-TSE)

1871 Entra em vigor a Lei do VENTRE LIVRE no BRASIL

Roupa biônica para paraplégicos


 Enviado por uma amiga do blog, muito interessante a idéia.
Assista ao filme.

http://video.msn.com/?vid=fe798afe-2f0e-7304-6ca6-4c9b0371e80d&mkt=pt-br&src=FLPl%3Aendslate%3Atwitter%3Auuids&from=sharepermalink-twitter



Velhice e esporte

Robert Marchand pedala para bater recorde de distância percorrida em uma hora entre ciclistas com mais de 100 anos. Não me enganei, não, isso mesmo, mais de 100 anos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A origem do preconceito

Lima Barreto, pobre, preto e excluído, mas nunca deixou de ser um grande escritor.

Notícias de Portugal


Enviado para o blog

Junto newsletter da 2ª quinzena de setembro da qual
destaco o editorial  relativo aos alunos com NEE e o
alargamento da escolaridade.

Atentamente
Helena Neves
__________________________________
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
www.proinclusao.com.sapo.pt

Down e as idéias boas. Será?

Matéria da Folha de São Paulo de hoje:

Cartilha vai orientar atenção à síndrome de Down no SUS.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou ontem o primeiro manual com diretrizes de atenção às pessoas com síndrome de Down destinadas a profissionais do SUS. A meta é orientar médicos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros no atendimento a esse público.
A cartilha explica as diretrizes a serem seguidas pelos especialsitas, por ex: para os bebês - antes de dar aos pais a notícia de que o filho tem Síndrome de Down, é importante deixá-los ver e acariciar o recém-nascido, criando vínculos com ele. - O médico deve pedir exames complementares: cariótipo, ecocardiograma, hemograma, TSH e hormônios tireoidianos.

Depois vão dizer que não apoio as boas idéias. Por parte, continuo achando uma boa idéia, pero...
Será que nas escolas de medicina, não há um tempinho (acho que em 2 horas da para fazer estes indicações) para fazer estes esclarecimentos? E os médicos particulares? Se em duas horas for insuficiente, e as residências? E as pós? Alguém vai perguntar, então porque é uma boa idéia. Me explico: o SUS está falido, certo? Não da para gastar essa grana em outras coisas mais urgentes? Se não fosse isso, todo "reforço de informação" sempre é bem vindo.

É isso

Ainda o preconceito

Postei abaixo informações sobre o preconceito, quero completar a informação com um exemplo bem brasileiro. Lima Barreto foi sem dúvida o maior cronista da sua época, principalmente no Rio de Janeiro (início do séc. 20). "Seu olhar apurado apresenta com dolorida lucidez as contradições e os custos da abolição da escravatura, da democracia nascente, das aspirações liberais do país." Pois bem, Lima era negro, pobre e filho de um alcoolista. Por isso e não só por isso, sentia-se excluído, acompanhava de perto o que era o preconceito. Não da para esquecer que o Rio de Janeiro da época era influenciada intensamente pelo pensamento higienista. Contudo, não foi suficiente para superar toda essa exclusão e preconceito e Lima Barreto foi "golfado" pelo alcool, mesmo com toda a sua sagacidade e inteligência. Morreu assim, pobre, excluído e viciado.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Quem da mais?

Agora é tudo pela internet. Quem estiver desatualizado, que mude rapidamente de comportamento.
A "gatinha" da foto, está leiloando a virgindade pela internet, isso mesmo, pela internet. Os valores já chegaram em US$ 155 mil. O nome dela é Catarina Migliorin, 20 anos, e é de Santa Catarina. Diz que vai usar o dinheiro para construir casas populares.
Quem da mais? 

Múltiplas inteligências



Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional. Com a sua teoria, foi possível entender a inteligência de muitas pessoas.


  • Inteligência Linguística - Linguistic Intelligence
  • Inteligência Musical - Musical Intelligence
  • Inteligência Lógica/Matemática - Logical-Mathematical Intelligence
  • Inteligência Visual/Espacial - Spatial Intelligence
  • Inteligência Corporal/Cinestésica - Bodily-Kinesthetic Intelligence
  • Inteligência Interpessoal - Interpersonal Intelligence
  • Inteligência Intrapessoal - Intrapersonal Intelligence
  • Inteligência Naturalista - Naturalist Intelligence
  • Inteligência Existencialista -

As raízes do preconceito

"A discriminação de quem não faz parte da "mesma turma" surgiu com nossos ancestrais; ao longo do tempo, o processo de avaliação rápida dos outros foi tão aperfeiçoado que se tornou inconsciente - ainda assim é possível rever esse comportamento."

Coleção Mente e Cérebro
Como o cérebro interpreta o mundo.

Congresso de Filosofia da Educação


Repassando...

Prezados (as) coordenadores (as),

             A organização do II Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação prorrogou o prazo para o envio de trabalhos (30/09/2012). Segue a 2º chamada e solicito divulgação, se possível.

Cordiais saudações,
Samuel Mendonça


II Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação
Prorrogação de prazo para o envio de trabalho (até 30/09/2012)

Local: Universidade da República do Uruguai - Montevidéu
Organização: Associação Latinoamericano de Filosofia da Educação – ALFE, Instituto de Educação, Depto. de História e Filosofia da Educação da Udelar – Profa. Dra. Andrea Díaz
Data: 21 a 23 março de 2013

Seminário


Repassando o que recebi.
Prezados Colegas Coordenadores,

Segue em anexo o convite e a programação do ‘Seminário Comemorativo PPGE/UFRJ 40 Anos’, a ser realizado nos dias 08 e 09 de Outubro de 2012, no Campus da Praia Vermelha.
Também segue em anexo o convite para a Cerimônia de Outorga de Título de Professor Emérito ao Professor Antonio Flavio Barbosa Moreira.

Atenciosamente,

Carmen Teresa Gabriel
Coordenadora do PPGE/UFRJ


Secretaria do PPGE
Programa de Pós-Graduação em Educação
Mestrado e Doutorado

Campus Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 - fundos - sala: 234 - Urca
CEP: 22295-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Previsões Arriscadas

Karl Popper, filósofo da ciência, cunhou o termo "previsão arriscada" para descrever o processo pelo qual os cientistas verificam teorias não testadas (atenção, atenção, pesquisadores). Boas pesquisas sugeriu, geram previsão arriscadas (alô, alô, CNPQ, CAPES e parceiros). Elas pressagiam um fato ou evento imprevisto que corre o risco real de não ocorrer ou de ser incorreto. Quando esse fato imprevisto se revela verdadeiro ou quando o evento ocorre, a teoria ganha credibilidade e força. A lei da gravitação de Newton foi confirmada espetacularmente quando ele previu, com exatidão, a volta do cometa Halley em 1758. A teoria da relatividade de Einstein foi comprovada em 1909 pela demonstração de que a luz de estrelas distantes é "curvada" pela massa do Sol, exatamente como previsto por suas equações.

do livro O Imperador de todos os males
Siddhartha Mukherjee  

S.O.S. Instituto Paranaense de Cegos


Do blog do Zé Beto

Pela causa:
O Instituto Paranaense de Cegos (IPC) precisa de ajuda. O IPC faz cerca de 220 atendimentos por mês e desenvolve projetos muito importantes, como o “Ver as Mãos”. Mas tem uma dívida acumulada de aproximadamente R$ 1,5 milhão. As contas da Copel e Sanepar, por exemplo, não são pagas desde 2001. Ontem o candidato a vereador Helio Wirbiski e o deputado federal Rubens Bueno foram conhecer a instituição. Bueno disse que vai tentar incluir o instituto em suas emendas individuais. Outra possibilidade é que ele receba repasse através das emendas da bancada federal Paraná.

Exercício físico e cérebro 2

Completando a matéria abaixo, sobre a importância dos exercícios físicos. Os principais neurotransmissores beneficiados pelos exercícios:

GABA - importante no controle da atividade excessiva dos neurônios.
DOPAMINA - tem ação no controle do movimento, atenção, cognição e motivação.
NOREPINEFRINA - Ativa o sistema nervoso central, afetando o estado de alerta, a vigilância e a concentração. Influencia também a ansiedade e a depressão.
GLUTAMATO - Fundamental para  a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e estabelecer novas conexões neuronais.
SEROTONINA - Controla a liberação de hormônios, atua na regulação do sono e do apetite. Alterações nos seus níveis interferem no aprendizado, no humor e em estados de ansiedade e depressão. 

Para facilitar os pretendentes à iniciar uma atividade física. Nem sempre é possível comprar um frequencímetro (controlar a frequência cardíaca), pagar um profissional especializado, saber da quantidade e intensidade dos exercícios. Tudo isso acaba sendo um empecilho para a prática dos exercícios físicos. As dicas também servem quando orientamos as crianças nas escolas.

1) Preferencialmente faça exercícios aeróbios = ande, corra, pedale...
2) Quanto tempo? Mexa-se  enquanto você aguentar. Se você consegue correr 5 min., ande em seguida para descansar, na continuação, volte a correr e assim por diante. Faça essa sequência, pelo menos uma hora.
3) Intensidade - baixa, ou quando sentir o coração batendo "na boca", pode andar.

Essas dicas são seguras para você não extrapolar, nem fazer menos do necessário.

Boa sorte! Que economia, hein?

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Esteja convidado!


Quem disse que não pode? Assista, então


Circula pela internet

Veja o que a Orquestra Juvenil da Bahia apronta numa exibição no  Festival de Campos de Jordão.
Tocam um arranjo da música Tico-Tico no Fubá e vale a pena ver a alegria da audiência e dos músicos. 
Veja até o fim mesmo depois de começar a aparecer a legenda. 

Exercícios Físicos e Cérebro

Matéria da Revista Isto É desta semana:

"Numerosos estudos estão focados na compreensão dos efeitos do exercício na proteína BDNF, uma espécie de tônico do surgimento, crescimento e especialização das células nervosas. Um trabalho coordenado pelo neurofisiologista Arida, da UNIFESP, mediu a concentração dessa proteína no sangue de atletas internacionais, de nacionais e de pessoas sedentárias. As conclusões publicadas na revista  Neuroscience Bullettin, revelaram que os atletas de mais alto nível tinham quantidades maiores do composto circulando no sangue. Uma das prerrogativas da proteína é melhorar a troca de mensagens entre os neurônios."

Ai que saudades da educação de antigamente....


Minha mãe ensinou a
 
VALORIZAR O SORRISO...
"ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!"

Minha mãe me ensinou a RETIDÃO.
"EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!"
 
Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS...
"SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR VÃO LÁ PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!"

Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA...
"PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?"
 
Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO...
"CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!"

Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO...
" FECHA A BOCA E COME!"
 
Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO...
"ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!"

Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA...
"CALMA!... QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ..."

O único partido político com Projeto Político para as Pessoas com Deficiência

O país precisa de um Projeto Político para a educação/pessoas com deficiência.
Esta propaganda é de Curitiba/Pr
No Rio de Janeiro, Chico e Caetano cantam juntos para angariar dinheiro para o PSOL

Eventos Culturais da Semana


AGENDA CULTURAL SEMANAL DA FAP
 Faculdade de Artes do Paraná/ UNESPAR
www.fapr.br
Curitiba/Pr 


V Simpósio e VIII Mostra de Dança
24 a 28 de setembro, no Teatro Laboratório da FAP

Oficinas – Palestras – Performances – Espetáculos – Mostra de Processos – Comunicações de Pesquisa


domingo, 23 de setembro de 2012

Educação em números

Dados sobre a educação mundial produzido pela OCDE - Educcation at a Glance - compara estatisticamente dezenas de indicadores em 42 países. Resultado do ranking no PISA da nossa educação em 2000: 32º entre 32 países - em 2009, 53º entre 65 países. Na prática isto quer dizer que estamos entre os últimos colocados.
Lembram-se que comentei nesse espaço sobre os próximos recursos do PNE - Plano Nacional de Educação (2011/2020) que deve aumentar em 7% do PIB nos próximos 5 anos e deve chegar até 10% até 2020. Será que este investimento é o suficiente para melhorar a nossa educação? Não precisanos de uma mudança mais substancial nos nossos projetos educacionais? A Revista Veja desta semana informa que a Islândia (o país que mais gasta na educação) investe 8%.

O que mais escuto nas propagandas políticas: vou "lutar" pela educação. Como cara-pálida?

Viva as diferenças

Ser diferente não é ser pior, nem melhor, apenas diferente.

Poeminha de domingo

Pablo Neruda - V

Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te,
como um cego.

Talvez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Números que assustam


Pessoas com demência e seus cuidadores escondem a doença por causa do estigma

Publicidade
DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O último relatório da ADI (Alzheimer's Disease International, federação internacional com 78 associações de alzheimer em todo o mundo), intitulado "Superando o estigma da demência", revela que uma em cada quatro pessoas com demência (24%) e mais de um em cada dez cuidadores (11%) escondem ou ocultam o diagnóstico da doença, citando o estigma como o principal motivo.
O relatório foi divulgado por ocasião do Dia Mundial do Mal de Alzheimer (21 de setembro).
Além disso, 40% das pessoas com demência relatam que não são incluídas no dia a dia de sua família. Segundo o relatório, as pessoas com demência e seus cuidadores se sentem marginalizados pela sociedade, e algumas vezes pelos próprios amigos e membros da família.
A associação internacional calcula ainda que o número de pessoas com demência tem aumentado rapidamente no mundo todo --um novo caso é descoberto a cada quatro segundos e a população com alzheimer crescerá de mais de 36 milhões em 2012 para 65,7 milhões em 2030 e mais de 115 milhões em 2050.
Os custos, incluindo gastos hospitalares e cuidados domésticos, medicamentos e visitas clínicas, devem subir cerca de 85% até 2030 a partir dos US$ 600 bilhões gastos em 2010.
O mal de Alzheimer é responsável por dois terços dos casos de demência e acomete uma a cada 200 pessoas. Descobrir uma cura nunca foi tão urgente, diante do crescimento e do envelhecimento da população.

Primavera começa amanhã

"Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela...
Exatamente porque nunca são as mesmas flores."

Clarice Lispector

Quer livro de graça? Basta clicar

É só clicar no título para ler ou imprimir.
 
 
1. A Divina Comédia -Dante Alighieri 2. A Comédia dos Erros -William Shakespeare 3. Poemas de Fernando Pessoa -Fernando Pessoa 4. Dom Casmurro -Machado de Assis 5. Cancioneiro -Fernando Pessoa 6. Romeu e Julieta -William Shakespeare 7. A Cartomante -Machado de Assis 8. Mensagem -Fernando Pessoa 9. A Carteira -Machado de Assis 10. A Megera Domada -William Shakespeare 11. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca -William Shakespeare 12. Sonho de Uma Noite de Verão -William Shakespeare 13.. O Eu profundo e os outros Eus. -Fernando Pessoa 14. Dom Casmurro -Machado de Assis 15.. Do Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 16. Poesias Inéditas -Fernando Pessoa 17. Tudo Bem Quando Termina Bem -William Shakespeare 18. A Carta -Pero Vaz de Caminha 19. A Igreja do Diabo -Machado de Assis 20. Macbeth -William Shakespeare 21. Este mundo da injustiça globalizada -José Saramago 22. A Tempestade -William Shakespeare 23. O pastor amoroso -Fernando Pessoa 24. A Cidade e as Serras -José Maria Eça de Queirós 25. Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 26. A Carta de Pero Vaz de Caminha -Pero Vaz de Caminha 27. O Guardador de Rebanhos -Fernando Pessoa 28. O Mercador de Veneza -William Shakespeare 29. A Esfinge sem Segredo -Oscar Wilde 30. Trabalhos de Amor Perdidos -William Shakespeare 31. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 32. A Mão e a Luva -Machado de Assis 33. Arte Poética -Aristóteles 34. Conto de Inverno -William Shakespeare 35. Otelo, O Mouro de Veneza -William Shakespeare 36. Antônio e Cleópatra -William Shakespeare 37. Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões 38. A Metamorfose -Franz Kafka 39. A Cartomante -Machado de Assis 40. Rei Lear -William Shakespeare 41. A Causa Secreta -Machado de Assis 42. Poemas Traduzidos -Fernando Pessoa 43. Muito Barulho Por Nada -William Shakespeare 44. Júlio César -William Shakespeare 45. Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 46.. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 47. Cancioneiro -Fernando Pessoa 48. Catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público -Fundação Biblioteca Nacional 49. A Ela -Machado de Assis 50. O Banqueiro Anarquista -Fernando Pessoa 51. Dom Casmurro -Machado de Assis 52. A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 53. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 54. Adão e Eva -Machado de Assis 55. A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo 56. A Chinela Turca -Machado de Assis 57. As Alegres Senhoras de Windsor -William Shakespeare 58. Poemas Selecionados -Florbela Espanca 59. As Vítimas-Algozes -Joaquim Manuel de Macedo 60. Iracema -José de Alencar 61. A Mão e a Luva -Machado de Assis 62. Ricardo III -William Shakespeare 63. O Alienista -Machado de Assis 64. Poemas Inconjuntos -Fernando Pessoa 65. A Volta ao Mundo em 80 Dias 

Os Intocáveis

Está sem opção de cinema? Está em cartaz o filme os INTOCÁVEIS, uma história baseada em fatos reais, de um cadeirante e seu "cuidador." A conquista de uma nova amizade e de uma nova vida.
Emocionante!

http://www.youtube.com/watch?v=-W8P_tpYD1s

 https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/139e604fd688df55



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Miss Santa Catarina

Manoella Deschamps de Santa Catarina

Natação e os impactos

Escrevendo uma matéria para idmed.com.br  expliquei os efeitos positivos e negativos da prática da natação. Retomo o assunto.
Um dos benefícios da prática da natação é o não impacto, e isso favorece e previne o aparecimento de lesões nas articulações, tendões e ligamentos do corpo humano. Mas isso muita gente já sabe, como também, é uma prática que mexe com um grande número de grupos musculares. Em compensação, o que não se discute na natação é o efeito desse "não impacto." Isso pode levar a fraquezas ósseas, pois sabemos (a ciência, mano), nos diz que, os ossos precisam diariamente se remodelar e para isso acontecer, precisamos pisar no chão - andar, correr, saltar... - sem isso, a tal da remodelação (células osteoclásticas e osteoblásticas) não vão poder operar. Portanto, aconselha-se aos "nadadores" que além da prática da natação (qualquer estilo, até "cachorrinho" vale), façam algum exercício em contato com o  chão. Nem que seja uma caminhada.

Uma analogia dessa falta de gravidade na natação são os efeitos dessa força nos astronautas. 

Paralisia Cerebral e U2

Christopher Nolan publicou seu livro de memórias (e premiado) Under the Eye of the Clock, com menos de vinte e  dois anos de idade, ele tinha paralisia cerebral e era mudo. "Este é um evento histórico. Um aleijado conquistando seu lugar na cena literária mundial."

Na Mount temple School, Christopher Nolan estudou com os membros do U2. Eles lhe dedicaram uma música, intitulada MIRACLE DRUG: a música é uma homenagem ao remédio que atenuou a espasticidade de Christopher, ajudando-o a datilografar com a testa.
Nome do remédio: LIORESAL.
(do livro A QUEDA)


Escute a música:
http://www.youtube.com/watch?v=zKuOxOQedSE

http://www.youtube.com/watch?v=zKuOxOQedSE




Dia do gaúcho

20 de setembro, dia do gaúcho - Revolução Farroupilha
Parabéns aos gaúchos do nosso país que com muita personalidade, fizeram acontecer. 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Além do olhar

Leio na Revista Mente e Cérebro deste mês:

Obras para sentir antes de observar. Na mostra Hercules Barsotti - Além do olhar, o espectador, cego ou não, é convidado a tocar mais de 30 serigrafias do artista plástico, um dos principais nomes do movimento neoconcretista.

Além do olhar: Caixa Cultural, São Paulo
informações: 11- 3321-4400
até 23 de setembro

p.s.  também vi na TV uma outra grande idéia - um turismo pelo cemitério (Londrina/PR), para os turistas apreciarem o que está "em cima", as obras e as esculturas. Tomara que a idéia avance.

Carly Fleischmam

"Se eu não bater a cabeça, parece que meu corpo vai explodir.""É como se eu lutasse com meu cérebro o tempo todo." digitou Carly. Essas frases são do livro da adolescente autista "A voz de Carly" que começou a ser escrito ainda menina. A escritora conta que, aos 11 anos, sentou na frente do computador e começou a escrever "dor" e "ajuda".  Depois disso, teclando para "esquecer" as suas dores, foi relatando como percebe o mundo. "A mente se sobrecarrega com sons, luz, sabores e aromas.
Vale a pena uma olhadela:  http://www.carlyscafe.com/

Opinião pública e opinião publicada - leia


Pela causa, repassando.

Queridos amigos y amigas,


Acabo de publicar una nueva nota en CONTRAPUNTOS / El País: "La educación pública no tiene quien le escriba", a propósito de una amplia encuesta de opinión sobre el estado de la educación en América Latina:

El nuevo post amplía y complementa la nota que publicado en el periódico el 7 de septiembre: "Educación: opinión pública y opinión publicada" (http://sociedad.elpais.com/sociedad/2012/09/07/actualidad/1347010827_533979.html)

A la espera de vuestros comentarios y críticas, les mando un gran abrazo.

Pablo G.

Pablo GentiliDiretor
Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais - FLACSO, Brasil
www.flacso.org.br
pablogentili@flacso.org.br

Uma boa idéia para os nossos políticos


Um grupo anônimo iniciou nesta semana uma manifestação pedindo voto consciente nas ruas de São Paulo. Eles instalaram “urnas eletrônicas” feitas de papel em cima de lixeiras, com a mensagem “Desta vez, vote no Brasil e não no lixo”. As peças foram colocadas na região da Paulista, no Ibirapuera e nos arredores da prefeitura.
“Urnas” de papel foram espalhadas pela Paulista
Identificado apenas como “Brasileiro Anônimo”, o grupo diz ser formado por jovens de diferentes posições políticas, mas com a mesma preocupação com a falta de cuidado do brasileiro na hora de votar.
Em apresentação disponível no site do movimento, eles ressaltam que o direito ao voto foi algo conquistado através de luta, e pedem que o cidadão assuma que “o problema também é seu”.

do site Catraca livre

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Reza e cura

A história do paciente começa assim: "seria preciso um milagre para ele se recuperar."
"A ciência ainda não explica o que os religiosos chamam de "milagre", mas estudos têm mostrado que, em alguns casos, a fé pode estimular habilidades mentais e ajudar a melhorar a saúde."
O mais recente caso de "milagre" - a dona de casa Italiana, Antonia Raco, 61 anos, diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa, a paciente afirma que deixou de manisfestar sintomas - o que foi atestado pelos médicos - após ter feito uma peregrinação ao santuário de Lourdes, na França. (RMC).
E, você, acredita em milagres? 

Déjà-vu

Será mesmo que isso aconteceu comigo? Não é assim que as pessoas relatam quando viveram uma situação em que o lugar e o momento já havia acontecido? Mas eu já estive aqui? E nunca havia passado perto. Por que esta sensação ocorre? É um distúrbio ou simplesmente uma coincidência ?
Déjà-vu em outras épocas eram considerados indícios da existência de vidas passadas e "provas" de reencarnação ou paranormalidade.
Hoje, existe uma corrente de cientistas que acredita que isso seja um "miniacesso" para o cérebro, via lobo temporal.
Vamos fazer um exercício: e se o déjà-vu for tão forte que não poderia ser diferente de uma realidade?
Te assusta? 

Internet e aprendizado

"A neurocientista e baronesa britânica Susan Greenfield, 61, faz questão de  ser uma  voz dissonante em meio à empo;gação de muita gente com o potencial das redes sociais e da internet.
Para ela, há razões para acreditar que a vida virrtual está criando uma geração de pessoas menos inteligentes e menos capazes de empatia - um ponto de vista que já lhe rendeu desafetos dentro e fora da comunidade científica.
A baronesa Greenfield, que leciona na Universidade de Oxford (Reino Unido), está no Brasil para o ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento. Sua conferência na Sala São Paulo, na capital paulista, acontece hoje."

Matéria da Folha de S.Paulo de hoje (caderno cotidiano)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Hemianopsia

O começo dos estudos de Freud

A primeira publicação de Freud

Antes da psicanálise, Freud era um estudioso dos minerais, da biologia e da zoologia. Queria saber como "as coisas acontecem." Depois iniciou os estudos da fisiologia e da neurologia. Foi uma referência na paralisia cerebral. Mas a primeira publicação de Freud foi em 1888, que relatou os casos da HEMIANOPSIA - limitação lateral do campo visual, que afeta as duas retinas, diminuindo pela metade o campo visual de cada retina. Descreve esse sintoma em crianças de 2 e 3 anos.

Matéria do UOL


Após gravidez de esposa, cientista cria 'ultrassom popular'

  • Newcastle University
    Aparelho se conecta ao computador para mostrar imagem do bebê Aparelho se conecta ao computador para mostrar imagem do bebê
Um engenheiro da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, desenvolveu uma máquina de ultrassom de baixo custo inspirado pela gravidez de sua esposa.

O pequeno aparelho - que tem o tamanho de um mouse - pode ser conectado via USB a qualquer computador ou laptop para mostrar imagens do feto na barriga da mãe.

Com um custo de fabricação de 30 a 40 libras (entre R$ 98 e R$ 130), o ultrassom portátil é muito mais barato do que as máquinas tradicionais, que chegam a custar entre 20 mil e 100 mil libras.

Mas para o engenheiro eletrônico Jeff Neasham, tudo começou com a primeira gravidez de sua esposa.

"Eu estava sentando com minha mulher vendo nosso bebê na tela e percebemos o quão privilegiados éramos, por ter acesso a esse tipo de cuidado", diz ele.

"Foi minha mulher que sugeriu que eu podia aplicar meu conhecimento de pesquisas com sonar para fazer com que isso fosse mais acessível."

Neasham e seu parceiro na pesquisa, Dave Graham, "trataram o assunto como um desafio de engenharia interessante" e usaram as tecnologias mais baratas possíveis para produzir uma "imagem útil".

"Custo baixo foi a chave. O objetivo era criar um aparelho que pudesse ser produzido a um custo semelhante ao dos aparelhos Doppler manuais (que monitoram os batimentos cardíacos do feto), usados pela maioria das parteiras", afirmou o engenheiro.

"Não é fácil se você considerar que um ultrassom de 20 mil libras é geralmente considerado de baixo custo."

Ele disse que sua máquina pode mostrar se o bebê está mal posicionado no útero, mas que as imagens ainda não são claras o suficiente para mostrar o sexo.

"Ainda não estamos no estágio de poder chegar à qualidade de imagem de um scanner de ponta, mas estamos chegando cada vez mais perto."

A Universidade de Newcastle anunciou que está procurando colaborações com empresas e indústrias para começar a comercializar o aparelho.

Outra Revista Científica

A revista Poíesis Pedagógica acaba de publicar seu último número,
disponível em http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis. Convidamos a
navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu
interesse.

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,
Prof. Dr. Wolney Honório Filho
Universidade Federal de Goias - Campus Catalão
Fone 64-3441-5308
whonoriof@gmail.com

domingo, 16 de setembro de 2012

Poeminha de domingo

Testamento

Vinicius de Moraes

Você que só ganha pra juntar
O que é que há, diz pra mim, o que é que há?
Você vai ver um dia
Em que fria você vai entrar

Por cima uma laje
Embaixo a escuridão
É fogo, irmão! É fogo, irrnão!

......
Você que não pára pra pensar
Que o tempo é curto e não pára de passar
Você vai ver um dia, que remorso!

Como é bom parar
Ver um sol se pôr
Ou ver um sol raiar
E desligar, e desligar

.........

Você que só faz usufruir
E tem mulher pra usar ou pra exibir
Você vai ver um dia
Em que toca você foi bulir!
A mulher foi feita
Pro amor e pro perdão
Cai nessa não, cai nessa não

Projeto Federal - mais doutores

Senado aprova projeto que exige mais doutores nas Faculdades

A proposta prevê que 50% dos docentes tenham doutorado
O Senado Federal aprovou, na quarta-feira (12), um Projeto de Lei que aumenta o percentual de professores com doutorado nas Instituições Federais

De acordo com a proposta, as Faculdades e Universidades devem ter 50% dos professores com doutorado.  Atualmente, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) exige que um terço dos docentes no ensino superior seja mestre ou doutor.

O projeto de lei 706, de 2007, apresentado por Arthur Virgílio (PSDB-AM), estipula ainda que metade do corpo docente trabalhe sob o regime de dedicação exclusiva. O patamar mínimo é de 25%.

Aceite o meu convite

“Você é nosso convidado especial para as apresentações do Brasil Musical, no

Teatro do HSBC. O melhor da música instrumental com grandes nomes de cenário

nacional dividindo o palco com renomados músicos da cidade.


Imprima este convite e entregue na portaria do teatro, válido para todos os shows.

Esperamos você e seus convidados!”

 

sábado, 15 de setembro de 2012

Neil Young e a paralisia cerebral

Hoje cedo, em um dos meus cursos, falando sobre Paralisia Cerebral, me lembrei do livro "A Queda" nele, há uma passagem que discorre sobre os dois filhos de Neil Young que sofrem com a Paralisia Cerebral. Devido a isso, Neil gravou uma música sobre o tratamento de Ben (um dous filhos) com o método de Glem Doman (Desenvolvimento do Potencial Humano). Trata-se de T-Bone, do disco Re-ac-tor. É o hino da paralisia cerebral(PC).

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Treinamento de cão guia

Sabe como se treina um cão guia? Gabriel e Julia podem mostrar isso para você. Assista ao filme.
Quando treinamos um cego para andar com bengala nas ruas de uma cidade, o procedimento é o mesmo.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vEU93D3ANSY

Carta sobre os cegos

D. Diderot (1713-1784) escreveu "Carta sobre os cegos. Para uso dos que veem" Pois bem, este texto foi publicado anonimamente, mas não o suficiente para ser preso - o filósofo foi "guardado"no castelo de Vincennes -  O governo de Luís XV (ai estes Luíses...) achou que o sensualismo epistemológico que defendia, era deletério pela repressão exercida.

"(...) nosso cego nos disse, a este respeito, que se acharia digno de muita lástima, por estar privado das mesmas vantagens que nós, e que ficaria tentado a nos olhar como inteligências superiores, se não houvesse verificado centenas de vezes o quanto lhe éramos inferiores em outros aspectos (...)" 

Seminário


Nova revista


Pela causa:

Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Pró-reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão - PROPEX
Unidade Acadêmica Humanidades, Ciências e Educação - UNAHCE
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Prezados(as)

Temos a satisfação de lhe apresentar a Revista Criar Educação, que é parte do Programa de Pós-Graduação em Educação. Este é um veículo de publicação de trabalhos e experiências desenvolvidos por docentes e discentes para atualizar conhecimentos e servir de qualificação teórico-prática para os profissionais e pesquisadores da Área das Ciências da Educação que investem permanentemente em sua formação humana e profissional. A Revista, coordenada pelo Prof. Dr. Alex Sander da Silva, é um espaço para refletir temas da educação que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão, no complexo processo do educar para a humanização.
Neste sentido, temos a satisfação de convidá-los a participarem das primeiras edições da Revista. Estamos recebendo artigos para lançamento em 2013.1, até o dia 30 de setembro de 2012. E para lançamento em 2013.2 o prazo é 30 abril de 2013.

http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dance comigo


Com sorriso fácil e uma plástica nos seus movimentos, Pina Bausch (1940-2009), conseguiu unir a dança ao teatro e se tornou uma referência mundial. Não sei porque me lembrei dela.









Notícia boa

Injeção de célula-tronco humana devolve audição a roedor surdo (Folha de S.Paulo de hoje).

Cientistas conseguiram restabelecer a audição de ratos-do-deserto surdos usando células-tronco embrionárias, em um avanço que pode ajudar pessoas com formas de surdez sem tratamento causadas por dano nervoso.

A eutanásia de Adolf Hitler

Adolf Hitler, em 1939, recebeu uma carta de Richard Kretschmar, um lavrador de Leipzig. Richard implorava a Hitler que o ajudasse a matar aquele que - na carta - ele chamava de "monstro". O "monstro" de Richard era seu filho Gerhard Kretschmar.  Gerhard nascera cego, maneta e perneta. Ele nasceu também, segundo seu pai, "idiota."
Karl Brandt (médico particular de Hitler), depois de examinar Gerhard, autorizou sua morte. Em 25 de julho de 1939, aos cinco meses de idade, Gerhard - cego, maneta, perneta e idiota - foi executado com uma alta dose de Luminal. (do livro A Queda, de D. Mainardi).

Sabe no que resultou esta história? Tem idéia? Vamos às consequências disso...

O Ministério do Interior de Hitler, quatro semanas depois do assassinato de Gerhard, determinou que todos os recém-nascido inválidos fossem denunciados às autoridades do regime. Em particular, os portadores de "mongolismo, de microcefalia, de hidrocefalia, de deformidades nos membros ou na coluna, e de paralisia, incluindo espasticidade".  Todos seriam "eliminados."

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nova descoberta

O nome da nova espécie é Lesula, uma espécie de primata, descoberta no coração do Congo (África).

Obrigado

Comecei escrevendo o blog, há muito tempo, sem intenção de chegar a lugar algum, simplesmente com o desejo de escrever. Mais tarde, resolvi postar o que acreditava ser algo interessante na Educação Especial. Como o acesso foi aumentando e eu não esperava, fui diversificando os assuntos, sem fugir das raízes. Nestes dois últimos anos, resolvi postar várias vezes ao dia, o que me toma um tempo grande, diga-se de passagem mas, sem querer, querendo, cheguei aonde não esperava. Neste momento, neste dia, bati o meu (NOSSO) recorde, 1000 acessos no dia. Certamente até as 22h vou aumentar este número. só continuo postando porque vocês estão me ajudando. Aos que apenas me leem diariamente, aos que colaboram frequentemente e aos que apenas fazem as pesquisas, muito obrigado. Para que o blog continue sendo atrativo e gostoso de ler, aceito sugestões de matérias e outras "cositas mas."
Avante, distraídos venceremos. 

Savant - cego, down e gênio

Se Paganini e Lizt escutassem o que esse menino toca, eles diriam que é uma gravação. Além disso, sem partitura. O pianista é cego e tem a síndrome de Down, nem por isso deixa de ser um gênio no que faz

Rousseau

Não esqueçamos das falsas moralidades da vida. Rousseau teve cinco filhos com sua amante, em Paris, e enviou-os a um orfanato para serem educados. Na mesma época escreve um livro sobre Educação - como deve-se educar crianças. Parece piada pronta.