quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cão Guia

Minha avó já dizia "antes tarde do que nunca," pois é, só agora estamos comentando - bar em bar - os benefícios e a importância de um cão guia para cegos. Este mês de agosto os "nossos cães" apareceram em todos os programas de TV, rádios e jornais. "Sejam bem vindos" queridos guias, agora o que falta é preparar a população para conviver com os "guias." Vamos torcer para que a coisa aconteça muito rápido, se não as "cabeças continuarão à bater nos orelhões."
Para não ficar fora do "mercado" li o livro da advogada cega Thays Martinez, "Minha vida com Boris'" o livro já esperado, pois, Thays já é uma  personagem conhecida de muitos brasileiros. O livro conta um pouco como esta amizade (guia e guiada) pode ser tão apaixonante. Até eu que não sou muito de cachorros, depois do livro me deu vontade de comprar um labrador amarelo - era um desses o da Thays.
Se gosta do tema, não deixe de ler esta apaixonante história. Quer mais informações sobre cão guia:

www.caoguiabrasil.com.br  (a foto acima é deste site)

www.caoguia.org.br   (Escola de cães guia HELEN KELLER)




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Números que assustam

Sempre soube que em regiões mais pobres do nosso Brasil as coisas funcionam como em países da África, ou seja, em termos de cegueira somos um "BRAFRICA" a tal da junção de Brasil com África, que também serve como exemplo para outras áreas da saúde. Alguns números que foram divulgados há muito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia: em regiões muito pobre do Brasil a cegueira chega em valores de 1,2% da população, no sul do país, estes números caem para 0,4%. No total, a população cega no Brasil aproxima-se dos 2 milhões. Em 2004, os deficientes visuais eram cerca de 4 milhões de pessoas (acuidade visual no melhor olho entre 20/60 e 20/400). Nesta classificação é somado os cegos e os que apresentam a baixa visão.
Outros números que assustam: 60% das cegueiras são evitáveis, em outras palavras, falta política pública para dar um basta nesta "guerra".

Os números assustam.

REVISTA INCLUSÃO

Já está circulando a Revista INCLUSÃO - REVISTA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (Secretaria de Educação Especial/MEC), V.5, n. 1 e 2.

Informe-se e peça a sua

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Neurofisiologia e locomoção

(...) "Tradicionalmente, neurofisiologistas interessados no estudo dos mecanismos neurais do controle da locomoção sempre haviam focado sua investigação na quantificação das propriedades de neurônios subcorticais que exibem um certo padrão de disparo rítmico - os chamados geradores de padrão central (GPC) - envolvido na gênese do ciclo de marcha de animais quadrúpedes. A maioria dos estudos, realizados com gatos, tinha identificado esses GPCS na medula espinhal e no tronco cerebral. Dessa forma, a existência desses circuitos na medula espinhal explica por que os gatos são capazes de sustentar um PADRÃO DE LOCOMOÇÃO quadrúpede mesmo depois da secção completa da conexão entre a medula espinhal e o resto do cérebro (...).

Do livro "MUITO ALÉM DO NOSSO EU" do autor  Miguel Nicolelis, p. 301.

domingo, 21 de agosto de 2011

Quem faz a diferença

O aluno da foto é Kevin Cesar Martins, da escola estadual (Pr) Emiliano Perneta e a professora é Roseli Garcia. A confecção do ábaco serve para desenvolver o raciocínio lógico, para resolução de operações e situação de problema. Faz a diferença porque o material confeccionado é reciclado e o resultado é muito bom. Estas iniciativas na Educação Inclusiva precisam ser incorporadas por todas as Escolas, só assim podemos pensar em mudanças. Parabéns à professora pela iniciativa.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ilusão de Ponzo

Qual das duas linhas amarelas é maior? Certamente você vai responder que é a de cima, correto? Pois então, esta resposta errada que é conhecida como a "Ilusão de Ponzo." É uma ilusão de ótica demonstrada pelo Italiano Mario Ponzo em 1913. A descoberta do cientista Ponzo foi perceber que a mente humana avalia a dimensão dos objetos baseada no seu fundo. Por outro lado, isto faz de nós, humanos, seres que podem usar a visão em uma perspectiva para lidar com muitas distâncias.
Mas... Nem tudo que enxergamos é realmente o que "enxergamos."

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Glaucoma, cura e cirurgia

Apenas como introdução sobre esta doença conhecida de todos: o glaucoma atinge 1 milhão de brasileiros e é a maior causa de cegueira irreversível.
Notícia da Folha de São Paulo: "Novo implante aprovado no país controla glaucoma." Batizado de Ex-press, o produto será lançado nesta semana. Como funciona? Menor que um grão de arroz, um novo dispositivo de aço, implantado no olho, controla a pressão ocular em pessoas que têm o glaucoma. O implante é colocado, por meio de cirurgia no olho, entre a córnea e a esclera. O tipo mais comum do glaucoma representa cerca de 80% dos casos e é mais comum nas pessoas acima de 40 anos e é causada por uma alteração anatômica do olho. Essa alteração impede que o líquido do olho (humor aquoso) seja drenado e caia na corrente sanguínea. Isso aumenta a pressão intraocular.

O que não foi publicado na Folha e acredito que já tenha comentado nesta espaço, não  custa repetir: minha sogra, há muito anos, fazendo tratamento para glaucoma, foi recomendada por um "especialista" a usar um colírio. A indicação foi incorreta e incompetente e quinze minutos depois de ter usado o colírio minha sogra faleceu. Como qualquer outro remédio, este colírio também têm contra-indicações, eram os problemas que a minha sogra tinha: problemas respiratórios. Por isso, colírio só deve ser usado depois de uma prescrição de um competente médico. 

Óculos biônicos

Já está em curso mais uma tecnologia para "resolver" alguns tipos de cegueira. Óculos biônicos.
Uma microcâmera de vídeo acoplada aos óculos captura imagens e as converte em sinais elétricos, que são enviados aos óculos por um cabo. Esses sinais são transmitidos, sem fio, para um microchip no olho do paciente. Eles são enviados ao nervo óptico e depois ao cérebro. O dispositivo, conhecido como ARGUS II, é fabricado pela empresa norte-americana Second Sight, e sua comercialização na Europa foi aprovada em março.

Folha de São Paulo, 24/05/2011 

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Por que evitar dizer portador de deficiência?

No Brasil o termo portador de deficiência é bastante utilizado, sobretudo na área da legislação. "No entanto, pessoas com deficiência vêm ponderando que elas não "portam" ou "carregam" a deficiência como se fosse um objeto do qual se pode livrar, segundo sua vontade." (Sassaki, 2002)

Plano Nacional de Educação

O estado do Paraná bem como outros estados na nação já terminaram as discussões e sugestões para apresentarem à votação no Congresso Nacional sobre o PNE 2011-2020.
Como os temas principais aqui apresentados são as pessoas com deficiência, fica a pergunta: quais são as principais sugestões e discussões na área para o PNE 2011-2020? Estas sugestões serão apreciadas? Serão cumpridas? Os professores que trabalham na área da Educação Especial serão contemplados com aumento salarial? Não resta outra coisa a não ser se informar sobre o tema.

Conferência Mundial Sobre Surdocegueira

XV DEAFBLIND INTERNATIONAL WORLD CONFERENCE

27 de setembro a 01 de outubro de 2011 - São Paulo/SP