terça-feira, 27 de abril de 2010

Pesquisa em Educação Especial

Nunes, Ferreira e Mendes (2004) fizeram um levantamento da produção discente nos programas de pós-graduação em Educação e Psicologia que tinha como população-alvo os indivíduos com necessidades educacionais especiais. Observaram que o número de dissertações supera o número de teses, sendo que os trabalhos de doutorado são´predominantemente oriundos da Psicologia enquanto a maioria dos de mestrado provêm da Educação.
"Os autores também constataram que os temas mais frequentes são: ensino-aprendizagem, atitude-percepção dos pais e profissionais, formação de recursos humanos e identificação/diagnóstico/caracterização. Nunes, Ferreira e Mendes (2004) asseveram que a produção discente sobre educação especial em programas de pós-graduação sctrito sensu teve origem na década de 70 e tem crescido atualmente e abrangido uma diversidade maior de temas"

BARBOSA, A.J.G.;  MOREIRA, P.S. Deficiência mental e inclusão escolar: produção científica em Educação e Psicologia. In: Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, n.2, 2009.

Nietzsche e o corpo

"A nós, filósofos, não nos é dado distinguir entre corpo e alma, com faz o povo, e menos ainda diferenciar alma de espírito. Não somos batráquios pensantes, não somos aparelhos de objetivar e registrar, de enrtanhas congeladas - temos de continamente parir nossos pensamentos em meio a nossa dor, dando-lhes maternalmente todo o sangue, coração, fogo, prazer, paixão, tormento, consciência, destino e fatalidade que há em nós. Viver - isto significa, para nós, transformar continuamente em luz e flama tudo o que somos, e também tudo o que nos atinge; não podemos agir de outro modo."

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Deficiência Visual na Escola Inclusiva

Orientação e Mobilidade, pg 109 - informações sobre a referência segue logo a baixo.

...Os atrasos motores e psicomotores apresentados por crianças cegas foram alvo dos estudos de Leonhardt (1992), cujo resultado doi a divulgação da Escala de desarrollo de niños ciegos de 0 a 2 años, que norteou muitos dos conhecimentos sobre o desenvolvimento dessas crianças. Esse estudo mostrou que os atrasos são mais acentuados quando as crianças são pouco estimuladas na primeira infância. Todos esses atrasos motores observados em crianças cegas se apresentam como as maiores dificuldades que os especialsitas enfrentam ao organizar um trabalho de OM com jovens e adultos cegos.

O Tempo da doença

"Desde os primórdios dos registros da medicina, os médicos têm notado que a doença sempre aparece em momentos significativos. Os sintomas podem emergir depois da experiência de um evento traumático, e mesmo a data e a época de morte podem parecer ter sido cuidadosamente escolhidas. Médicos contemporâneos ressaltaram com alarde o fato de a Rainha Virgem, Elizabeth I, ter morrido na vigília da Anunciação de Nossa Senhora, no mesmo lugar e dia que sei avô. Mais recentemente, observou-se que Churchill faleceu no aniversário de morte do pai dele, que tão poderosamente o influenciara. Três dos cinco primeiros presidentes americanos morreram em 4 de julho, e dois deles, signatários da Declaração de Independência, morreram no quinto aniversário da data."

Do livro "Por que as pessoas ficam doentes?" Darian Leader e David Corfield

quinta-feira, 15 de abril de 2010

DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA INCLUSIVA

Lançamento de livro

Acabo de receber meu novo livro "DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA INCLUSIVA", sou suspeito para comentar sobre a obra, mesmo assim, acho que o livro pode colaborar muito com a Educação Especial e com a área técnica de reabilitação. O convite para escrever o livro foi da Editora IBPEX (distribuição das livrarias Saraiva) e como planejava escrever há muito tempo um material que pudesse ajudar as minhas palestras e cursos, aceitei prontamente. Em quinze dias o livro estará nas principais livrarias do Brasil . Espero que gostem. Aceito comentários sobre o livro, assim posso reedita-lo, se for o caso.
abraços.

Carlos Mosquera

segunda-feira, 12 de abril de 2010

NEUROBIOLOGIA DAS ESTEREOTIPIAS

Os mecanismos neurobiológicos subjacentes ás estereotipias não são conhecidos. No entanto, há razões para se pensar que eles emergem dos gânglios da base ou de circuitos corticais/ dos gânglios da base/talamocorticais. A maioria dos transtornos involuntários do movimento origina-se nos gânglios da base (Mink, 2003), e alguns transtornos desses gânglios levam a estereotipias (Jankovic, 1994). Têm sido demonstrado que outros transtornos caracterizados por comportamentos ou pensamentos repetitivos envolvem os gânglios da base e os circuitos corticais relacionados (Baxter et al., 1988; Baxter, 2003).

TUCHMAN, R,; RAPIN, I. Autismo, abordagem neurobiológica.
Artmed, 2009

ACATISIA

É uma sensação interna de inquietude, que leva a movimentos repetitivos, como marcar passo. No entanto, em geral, os movimentos em resposta á acatisisa não são estereotipados, nem padronizados. Assim, enquanto marcar o passo é um comportamento comum associado á acatisia, essa marcação é mais variável do que nas estereotipias. Estes parecem despropositadas, diferentemente de compulsões e rituais. Entre os demais termos usados para descever as estereotipias estão "padrões habituais ritmicos", "fenômenos de gratificação", "auto-estimulação" " ritmias motoras".

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Referência bibliográfica

Se ainda não referenciei esta obra, recomendo agora. Um pouco de pesquisa em nossos trabalhos de arte.

"Linguagens da arte na infância" de Silvia Sell Duarte Pillotto (org.).
editora UNIVILLE

Além disso, para quem precisa e gosta da área de arte, uma liquidação imperdível este mês (abril) no Muse do Olho (Oscar N.) em Curitiba/PR. Preços muito acessíveis. Vale a pena conferir.