segunda-feira, 29 de março de 2010

Constituição do Eu no Autismo

As análises empíricas das produções vocais, feitas nas pesquisas psicolinguísticas, atestam a autenticidade da metapsicologia freudiana (ou seja, a forma como o aparelho psíquico se constitui). Desde o nascimento da criança, dois elementos, prazer e surpresa, entram em cena causando na mãe a produção do manhês e engendrando no filho o surgimento de picos prosódicos. Já nos primeiros dias de vida o que se deslumbra é aquilo que o bebê dá a ver ao olhar da mãe, e serão as respostas sonoras, gestuais e mímicas dele que sustentarão a prosódia materna, razão pela qual, enunciamos que a prosódia é uma função  daquilo que se joga pulsionalmente entre o futuro sujeito e o que para a mãe se torna o Outro.

Por Marie-Christine  e Erika Parlato-Oliveira
Doenças do Cérebro - Autismo
Revista Mente e Cérebro/2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

ATAXIA

A ataxia resulta precisamente da perda da coordenação dos movimentos voluntários, ou seja, de uma ruptura da relação e da interação neurológicas entre o que é pensado (intencionalizado por meio da linguagem interior) e o que é executado (Pienfield e Rasmussen, 1952, Pienfield e Jasper, 1954, Pienfield e Robersts, 1959). Ou seja, o corpo, como meio de expressão total, não responde nem corresponde exatamente às solicitações e às intenções de cérebro, acontecendo assim, uma espécie de desorganização interior e corporal, que gera, como consequência, uma alteração significativa da hierarquia da motricidade.

Vitor da Fonseca - Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Artmed, 2008.

terça-feira, 16 de março de 2010

Compromisso da Universidade na produção de conhecimento e Tecnologia

O título a cima é de um artigo do livro "Deficiência Visual: perspectivas na contemporaneidade" de Maria Lucia T. M. Amiralian (org.) da Editora Vetor, 2009. O artigo mostra o que os alunos do 2º e do 5º ano da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, nos anos de 2004 a 2006, produziram para beneficiar também os cegos. Saiba mais:  www.poli.usp.br/policidada.

aproveitem

Ceratite e Aniridia

Ceratite: inflamações da córnea associadas a traumatismos, infecções, transtornos na nutrição corneana, exposições prolongadas a agentes externos. Costumam vir acompanhadas de congestão da íris, do corpo ciliar e da conjuntiva, membrana que reveste as pálpebras e se reflete sobre o globo ocular.

Aniridia: ausência parcial ou subtotal da íris, de origem hereditária.
Sinais e sintomas: fotofobia variável; nistagmos, acuidade visual diminuída por aplasia macular que chega a normalizar-se em ambiente com iluminação muito baixa.
Complicações secundárias: glaucoma, vascularização, opacidade corneaa e do cristalino.

Fonte: Deficiência Visual - MARTIN e BUENO (2003)

terça-feira, 9 de março de 2010

Autismo e ftalatos

Foi publicado na revista científica "Environmental Health Perspectives" os possíveis riscos do aparecimento do autismo com a intoxicação dos ftalatos. Estes produtos químicos, os ftalatos, são encontrados nos plásticos, cosméticos, esmaltes de unha e em outros lugares. A pesquisa tenta mostrar que, as mulheres que exibiam níveis mais elevados de determinados ftalatos, apresentavam uma maior probabilidade de que seus filhos exibissem distúrbios de comportamento.
A partir da divulgação destes estudos, fica uma pergunta no ar (reproduzo a idéia do jornalista americano Nicholasd Kristof); levamos a sério esta hipótese ou a descartamos? Lembram-se dos estragos feitos pelos produtos químicos, mercúrio, chumbo e amianto que muitos de nós não areditavam na possibilidade. Por outro lado, a imprensa, principalmente a americana, também divulgou os temores de que vacinas poderiam causar o autismo. O resultado também foi trágico: a redução no número de vacinações. Por isso que o governo brasileiro, insiste agora, que a vacinação para H1N1 é confiável e segura.
Portanto, o que fazer? Divulgo neste espaço, apenas o que a ciência nos apresenta, o restante você deve formar a sua opinião. Pelo menos evite de usar plásticos no micro-ondas, já é alguma coisa.

quarta-feira, 3 de março de 2010

VISÃO

Globo ocular

Cada olho é constituído por três túnicas ou camadas:
A mais EXTERNA cumpre a função de proteção, fazem parte dela a CÓRNEA E A ESCLERA.
A camada MÉDIA é vascular: ÍRIS, CORÓIDE e o CORPO CILIAR
A mais INTERNA é a camada NERVOSA: RETINA

O diâmetro ântero-posterior dos olhos é em média de 24mm, preso por quatro músculos retos e dois músculos obliquos.

Obviamente que as regiões dos olhos não se resumem a isso, mas, o que podemos concluir sobre essa área é, como enxergamos: depois que a imagem é formada na retina, o impulso nervoso através do nervo óptico é encaminhado para uma área do cérebro chamada CORPO GENICULADO LATERAL (CGL), para depois disso chegar ao córtex visual.
Isso que dizer que, enxergamos com o nosso cérebro, com nossas experiências do meio ambiente, com as nossas criações dentro do cérebro. Por isso a diferença entre ver e enxergar.