sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Lagoa da posse

A posse é para meu pensar uma lagoa absurda - muito grande, muito escura, muito pouco profunda. Parece funda a água porque é falsa de suja.
A morte? Mas a morte esta dentro da vida. Morro totalmente? Não sei da vida. Sobrevivo-me? Continuo a viver.
O sonho? Mas o sonho está dentro da vida. Vivemos o sonho? Vivemos. Sonhamo-lo apenas? Morremos. E a morte está dentro da vida.
Como a nossa sombra a vida persegue-nos. E só não há sombra quando tudo é sombra. A vida só não persegue quando nos entregamos a ela.
O que há de mais doloroso no sonho é não existir. Realmente, não se pode sonhar.
O que é possuir? Nós não o sabemos. Como querer então poder possuir qualquer coisa? Direis que não sabemos o que é a vida, e vivemos...Mas nós vivemos realmente? Viver sem saber o que é a vida será viver?

Fernando Pessoa
Livro do Desassossego

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Cultura Corporal

Também escrevo todas as sextas-feiras no Jornal do Estado - www.jornaldoestado.com.br
(Cultura Corporal - caderno de esportes)
As matérias ali escritas sao para atender aos aficionados do esporte. Se lhe agrada o assunto, será um prazer em ter voce como parceiro.

até lá.

Você já sabia.

Lógico que nao vou esquecer de desejar aos poucos leitores desse blog, um natal muito especial e um 2009 cheio de saúde e vida.

Escrevo estas mensagens desde Manaus/AM, por isso as mensagens natalinas sao mais intensas.

Onde o cérebro ouve?

Hemisfério esquerdo: ritmo
Se as relacoes temporais entre os sons sao mais complexas, as áreas pré-motoras e do lobo frontal do hemisfério direito ficam ativos.

Hemisfério direito: tom e melodia
Quando um leigo em música compara tons diferentes, a convolucao dos lobos direito superior temporal e direito posterior frontal é ativada. Os sons sao armazenados para o uso futuro e para a comparacao na memória auditiva de trabalho, na regiao temporal.