quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Visões cerebrais

Darwin um dia disse que a coisa mais fantástica da vida são os olhos. Da visão, podemos "acreditar em Deus", relembra ele. Mas o que importa quando enxergamos algo é, como nosso cérebro vai transformar o impluso elétrico numa imagem mental. Ou seja, enxergamos com o cérebro. O psicólogo americano Hans Wallach (1904-1998) sugeriu, em 1948, que o cérebro também determina o tom de cinza de uma superfície comparando a luz recebida de superfícies vizinhas. Ele conseguiu demonstrar, mesmo naquela época, que um círculo homogêneo pode parecer ter qualquer tom entre branco e preto apenas mudando o brilho da luz em volta dele, embora o círculo em si nunca se altere. Essa entre outras experiências mais recentes com a visão, nos mostram como em muitas vezes acabamos enxergadando algo do que realmente não é, ou melhor, podemos enxergar algo do que não existe. Isso tudo é resultado de novos estudos que num futuro muito próximo vão provar que deus continua jogando dados.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Alucinações musicais de Oliver Sacks

(...)"Não costumamos apreciar devidamente os nossos sentidos. Achamos, por exemplo, que o mundo visual é um dado, que o recebemos completo, com profundidade, cor, movimento, forma e sentido, tudo em correspondência e sincronia perfeitas. Diante dessa aparente unidade, talvez não nos ocorra que muitos elementos compõem uma única cena visual e que cada um deles tem de ser separadamente analisado para só depois serem todos combinados. Essa natureza composta da percepção visual é mais evidente para um artista ou fotógrafo. Ou pode tornar-se mais perceptível quando, por causa de alguma lesão ou desenvolvimento deficiente, algum elemento for defectivo ou perder-se. A percepção da cor tem sua própria base neural, tanto quanto a percepção de profundidade, de movimento, de forma, etc. E mesmo se todas essas percepções preliminares estiverem funcionando, pode haver dificuldade para sintetizá-las em uma cena ou objeto visual que faça sentido. Uma pessoa com defeito de ordem superior nessa esfera - uma agnosia visual, por exemplo - às vezes é capaz de copiar um desenho ou de pintar uma cena que serão reconhecidos por outras pessoas, mas não por ela própria."

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Apenas semelhanças


Nazismo e saúde psíquica

O psiquatra Friedrich Panse enviou uma carta para o patologista também alemão JuliusnHallervorden, um dos responsáveis pelos manicômios da alemanha, em pleno início da segunda guerra mundial. A partir dessas discussões, foi oficializado o tal famigerado AKTION T4 - programa nazista de eutanásia. Eis a carta, nela observamos aonde o ser humano pode chegar:
"Já chegamos à espantosa quantidade de mais de 100 famílias com coréia de Huntington (...) Casos de rigidez infantil não são raros. Eu mesmo encontrei no dia 2/1, durante um exame em Essen, um adolescente com coréia de Huntington hereditária, Bernhard R., já maribundo. Trata-se de um estado de rigidez prematuro que se tornou evidente por volta dos 7 anos (...) Provavelmente, o processo se iniciou antes disso. Envio-lhe anexo um pequeno resumo sobre a herança genética dessa família. Pedi ao nosso colega Hegeman que lhe envie o cérebro do garoto, consultei nosso jovem patologista daqui e espero que o modo de conservação esteja de acordo com o seu desejo."
Eram intenções médicas e de pesquisa, sacrificavam jovens e crianças com comprometimento mental para, com a desculpa da eugenia, buscar "limpar" a raça ariana.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Saiu na Folha de São Paulo nesta semana

Três grupos de cientistas nos EUA, usando abordagens diferentes, disseram ontem(11/01/08) que falhas distintas em um único gene, o CNTNAP2, aumenta o riso de autismo. Dois estudos apontam para variações comuns no gene; o terceiro, para uma mutação rara. Todos parecem ser hereditárias. O CNTNAP2 produz uma proteína que ajuda a comunicação entre as células do cérebro em áreas envolvidas com cognição e linguagem.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Livro do desassossego

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e o representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana.
Não é esse o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de idéias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso."

Fernando Pessoa

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

2008

Que este ano que está nascendo possa ser muito especial para todos nós, mesmo sabendo que, muitas coisas que não nos agradam possam ocorrer, por isso que, não podemos tirar os olhos dos nossos objetivos.
Este blog continuará produzindo material sobre Educação Especial, Inclusão e assuntos da área. Para tanto, preciso da sua colaboração, enviando sugestões e críticas, assim podemos compartilhar das informações necessárias para um conhecimento comprometido e necessário. Bom ano para todos.