quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Mediação da aprendizagem

Um bom livro para quem gosta de educação e educação especial é "Mediação da aprendizagem" de Marcos Meier e Sandra Garcia, este livro aborda entre outros assuntos as contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Na primeira citação de Feuerstein "podem me dar os parabéns. Tenho o orgulho de anunciar que acabei de me tornar avô. Meu neto tem síndrome de Down". Só por isso, principalmente para quem trabalha com deficientes, vale a pena conferir.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Fernando Pessoa

A mais vil de todas as necessidades- a da confidência, a da confissão. É a necessidade da alma de ser exterior.
Confessa, sim; mas confessa o que não sentes. Livra a tua alma, sim, do peso dos seus segredos, dizendo-os; mas ainda bem que os segredos que digas, nunca os tenhas tido. Mente a ti prórpio antes de dizeres essa verdade. Exprimir é sempre errar. Sê consciente: exprimir seja, para ti, mentir.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Distúrbios de aprendizagem

De origem neurológica: de acordo com os estudos efetuados pela doutora Sally Shaywitz, neurocientista da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, que se apoiaram no uso da imagiologia por ressonância magnética (IRM), as crianças com dislexia, quando executam tarefas do tipo intelectual como, por exemplo, a leitura, parecem apresentar uma atividade reduzida no giro angular - a zona do cérebro que liga as áreas do córtex visual e da associação visual às áreas de linguagem - acompanhada de uma atividade excessiva na área de Broca, responsável pelos mecanismos motores da fala.
-Padrão desigual de desenvolvimento
-Envolvimento processual
-Dificuldades numa ou mais áreas acadêmicas e de aprendizagem
- Discrepância acadêmica
-Exclusão de outras causas
-Condição vitalícia

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Inclusão e neoliberalismo

Para entender um pouco deste processo da inclusão, precisamos saber como o neoliberalismo interfere nesta área. CHAUI (1999) é a nossa guia para esta explicação, apresento algumas características que ela aponta.
1) o desemprego estrutural 2) o capitalismo financeiro, marcado pela desvalorização do trabalho produtivo e pelo destaque dado ao dinheiro 3) o aumento do setor de serviços e a terceirização, que fragmenta e dispersa a produção, assim como reduz ainda mais a possibilidade de organização dos trabalhadores 4) o monopólio dos conhecimentos e da informação 5) a rejeição da presença estatal não só no âmbito do mercado como também das políticas sociais 6) a ressignificação do Estado nacional, devido a transnacionalização da economia, o que faz o fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial os centros econômicos, jurídicos e políticos 7) a substituição da visão entre países de primeiro e terceiro mundo pela existência, em cada país, de bolsões de riqueza e de miséria absoluta.

Além disso o neoliberalismo não tem apenas as dimensões econômicas e políticas, ele é também ideologia. Neste raciocínio, o estado perde sua função mediadora. A competição é a principal figura neste cenário, deixando os mais desprovidos de recursos e de competência geral excluídos.
Assim conseguimos entender melhor como os deficientes são excluídos naturalmente, sem percebemos porque isso acontece.