terça-feira, 23 de outubro de 2007

CURIOSIDADES SOBRE OS XIKRIN

Xikrin é uma etnia indígena de língua JÊ que mora no Pará e se autodenomina MEBENGOKRÊ, para quem o corpo de um novo ser humano vai sendo criado durante a gestação, gradativamente, por meio das relações sexuais; não há, portanto, um momento único de concepção, seguido da formação do corpo, mas sim uma formação contínua. Como mais de um homem pode contribuir para essa formação, o bebê pode ter mais de um pai, que será reconhecido e reconhecerá sua paternidade, participando de um ritual público quando do nascimento do bebê. A formação do corpo durante a gestação cria um laço corpóreo entre o bebê e seus genitores que não se encerra com o nascimento; pelo contrário, durará a vida toda. Quando o bebê tem ainda o corpo em formação, "mole" como eles dizem, os genitores devem respeitar cuidados com o seu próprio corpo que, se infringidos, causariam mal ao corpo do bebê; esssa é uma fase crucial, mas a ligação fundada na gestação perdura, e se revelará com toda força em situações de crise, como doenças.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Ministério da Educação planeja o fim das escolas especiais

Saiu nos principais meios de comunicação do nosso país a notícia sobre o fim das escolas especiais. Ao todo são aproximadamente 380 mil estudantes de 7 mil instituições especializadas no país. As medidas estão previstas na versão preliminar da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, divulgada no mês passado. Estas orientações fundamentam-se na concepção de educação fundamentada nos direitos humanos, julgando necessário que esta educação seja em classes comuns do ensino regular. Lógico que os representantes das principais instituições das Escolas Especiais não gostaram, vão contestar estes Projetos.
Não tenho uma opinião formada sobre esse assunto pois, como Projeto inclusivo acho oportuno e necessário mas, o que é preciso saber é como colocar isso em prática, ou melhor, este Projeto em funcionamento. Nossas estruturas físicas e pessoais não estão prontas para esta realidade, por mais que busquemos estas práticas inclusivas. Por isso que não cheguei ainda a formar uma opinião sobre isso. Mas também, o que importa a minha opinião.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

SINAIS DE ALERTA NO AUTISMO

Em um estudo realizado por FILIPEK (1999 apud López) informa os sinais de alerta por possível presença de Transtorno do Especto Autista

- Ausência de balbucio aos 12 meses
- Ausênica de, ou, não emprego de gestos para apontar algo aos 12 meses
- Ausência de palavras simples com 16 meses
-Ausência de frases espontâneas com 24 meses
-Qualquer retrocesso significativo na linguagem ou habilidades sociais em qualquer idade

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

AMBIENTES CENTRADOS NO APRENDIZ

Emprega-se a expressão "centrados no aprendiz" em referência aos ambientes que dão especial atenção ao conhecimento, às habilidades, às atitudes e às crenças trazidos pelos aprendizes para o cenário educacional. A expressão abrange prática de ensino que foram chamadas de "culturalmente responsivas", "culturalmente apropriadas", "culturalmente compatíveis", e "culturalmente relevantes". Ela também se aplica ao conceito de "ensino por diagnóstico": a tentativa de descobrir o que os estudantes pensam em relação aos problemas apresentados, discutindo os seus conceitos errôneos com sensibilidade e oferecendo-lhe situações para que continuem a pensar sobre o que os capacitaria a reformular suas idéias".

Estas informações são um trecho do livro "Como as pessoas aprendem - cérebro, mente, experiência e escola. John D. Bransford, Ann L. Brown (organizadores). editora Senac,2007.